Kefir Emagrece ou Engorda?

Olá, tudo bom? Nesse texto de hoje eu vou falar para você se o kefir engorda ou emagrece. Se você está numa dieta de emagrecimento, ou buscando manter um peso que você trabalhou lá, arduamente, para emagrecer, será que o kefir pode te ajudar?

Será que ele tem alguma propriedade específica que pode te ajudar a emagrecer e manter o peso? Ou, por outro lado, se você está querendo ganhar massa muscular, será que ele é um alimento indicado para você?

Será que ele pode te ajudar a construir mais músculo? Fica comigo até o final que eu vou responder isso para você agora. Bom, então vamos começar a falar do kefir, se ele realmente engorda ou emagrece.

Calorias do Kefir

Com relação às calorias do kefir, acho que é sempre importante a gente começar pela caloria, porque na verdade é o mais básico, quando a gente pensa em engorda e emagrece, a gente pensa um pouco nessa questão calórica, né, do valor calórico total, a distribuição de carboidrato, proteína, gordura.

Então, começando a falar especificamente disso, se você for pegar o kefir de leite, que é o kefir que a gente mais usa no dia a dia, que tem mais benefício.

Por isso que é o mais utilizado, você faz ele a base do leite, se você quiser saber mais sobre as propriedades do kefir, sobre os benefícios do kefir e como fazer o kefir, eu tenho um artigo falando especificamente sobre isso.

Mas, como ele é feito a partir do leite, na verdade em termos calóricos, ele vai ter a mesma quantidade de caloria que 1 copo de leite, se você usar um copo de kefir. E aí: “ah, quantas calorias tem então?” Depende.

Você usou o leite integral? O leite desnatado? O leite semidesnatado? O leite que você usar, ele vai ter mais ou menos, basicamente, a mesma quantidade calórica. E por que que eu falo isso?

Porque o microrganismo do kefir, as bactérias do kefir, elas consomem parte do açúcar do leite durante o processo de formação do líquido do kefir. Então ele tem menos carboidrato que 1 copo de leite teria, 1 copo de kefir tem um pouquinho menos carboidrato que 1 copo de leite normal teria.

E com isso, um pouquinho menos de caloria também. Mas em termos gerais de caloria, a diferença não é tão significativa, mas também 1 copo de leite, principalmente se for um leite desnatado que você usa, não é uma quantidade absurda de caloria.

Então, na verdade, o pulo do gato do kefir emagrecer, ajudar a emagrecer, não tem a ver com a caloria, tem a ver com a composição dele, eu vou te explicar um pouco mais sobre isso agora.

Uma coisa que eu lembrei para te falar, antes de falar dessa questão dos benefícios, das propriedades do kefir, é que ele é feito a partir do leite, mas ele não é exatamente um leite, ele não é líquido que nem o leite, ele é um pouquinho mais grossinho, e ele tem um sabor diferente também, ele é mais azedinho.

Ele está entre um iogurte, daquele iogurte padrão, branco, sabe, sem sabor, e uma coalhada, um gosto assim meio fermentadinho.

Então, como ele é um pouco mais consistente que o leite normal, e ele é mais azedinho, normalmente as pessoas não vão tomar um copo de 200ml de kefir, a gente toma 100, 120, 150ml, então com isso você já vai consumir menos o que você consumiria se fosse leite, porque o volume já diminui, e também menos carboidrato, porque como ele já tem, proporcionalmente, menos carboidrato que o leite e você está comendo, bebendo menos do que você beberia, isso tudo vai te ajudar nessa questão de estar consumindo menos caloria e menos carboidrato.

Mas então, falando das propriedades, especificamente do kefir, uma coisa que é bem interessante falar é que ele é feito a partir dessas bactérias, desses microrganismos benéficos para o nosso organismo.

E muitas pessoas falam: “ah, mas eu não entendo muito bem, o que que de fato isso vai, no que de fato isso vai me ajudar a emagrecer? Porque, na verdade, ele só não está colonizando lá meu intestino?

Vai me ajudar nessa questão de trânsito intestinal, vai melhorar minha constipação, vai melhorar minha diarreia.”

Kefir x Emagrecedores

Tudo vai depender do seu plano alimentar. Não adianta você querer consumir por conta nenhum dos dois alimentos. É necessário uma avaliação física e o suporte inicial de um nutricionista para te dizer se você pode ou não consumir Kefir e Slim Power por exemplo.

Você pode consumir um emagrecedor como o Slim Power emagrece e continuar tomando Kefir, mas terá que complementar todas as outras refeições com fibras, carboidratos e proteínas.

Benefícios do Kefir

Dependendo do tempo que você deixa o kefir, ele age para esses dois polos diferentes, ele é bem versátil. Sim, ele age assim, dessa forma, mas realmente o principal benefício do kefir é que ele age repovoando o seu intestino de bactérias benéficas.

E já está provado, já tem correlação científica positiva, de que uma pessoa que tem mais bactérias boas no seu intestino, consegue emagrecer mais facilmente, ela tem menos probabilidade de engordar, na verdade.

Isso é super interessante, principalmente para quem está buscando emagrecer ou manter o peso. Ter o intestino saudável, com boas bactérias, uma boa cultura de bactérias ali, vai te ajudar a se manter magro por mais tempo.

Além disso, a gente tem o que a gente chama no nosso organismo de fome oculta, que é quando a gente se alimenta com a quantidade de macronutrientes e calorias necessárias, ou seja, a quantidade de caloria que você realmente precisa, vamos supor que você precisa de 1500 calorias:

você consegue atingir aquelas 1500 calorias, você consegue consumir a quantidade certa de carboidrato, de proteína, de gordura, que são os macronutrientes, mas você está com uma alimentação pobre em micronutrientes: em vitaminas, em minerais, em antioxidantes.

Isso desenvolve o que a gente chama de um quadro de fome oculta. O seu organismo continua sentindo “fome” porque ele busca aqueles alimentos que são fontes desses micronutrientes, dessas vitaminas, desses minerais que você precisa para reações básicas do nosso organismo, metabólicas
mesmo.

Então, o que acontece é que, apesar de se alimentar bem, você continua sempre tendo aquele sinal de fome, aquela sensação de fome, para buscar justamente, uma forma do seu organismo buscar esses alimentos mais saudáveis, e conseguir esses nutrientes que faltam.

Isso acontece muito em quem tem alimentação pobre, com poucas verduras, poucos legumes, poucas frutas, poucos cereais integrais, porque tem pouca, que são normalmente as fontes de vitaminas e minerais mais proeminentes, mais importantes.

Então, o kefir ele pode te ajudar, porque ele melhora essa questão da microflora intestinal, e ele facilita a absorção dos nutrientes, porque ele deixa o intestino mais saudável.

Facilitando a absorção de vitaminas e minerais, dessa forma, indiretamente, ele também pode ajudar a combater a fome oculta, porque ele vai fazer com que você absorva de forma mais fácil todos os nutrientes que você consome, então ele também pode te ajudar a emagrecer nesse sentido.

Além disso, como o kefir vem do leite, ele é um alimento proteico, porque o leite contém proteína naturalmente. O fato de ser o kefir não-leite, não vai
mudar a relação de proteína, porque na verdade a quantidade proteica continua igual.

Mas como diminui a quantidade de carboidrato, a proporção de proteína é maior no kefir do que no leite. E é muito interessante, se você pensar, que a proteína ela tem a capacidade de dar mas saciedade, ela tem um valor térmico do alimento interessante, mais alto do que o carboidrato, do que a gordura, ou seja, ela faz com que você gaste mais energia durante o processo de digestão e absorção dela.

Então o cômputo geral total da refeição, ou seja, o valor de caloria total da refeição vai ser menor porque você gasta mais calorias durante o processo digestivo, para digerir e absorver as proteínas.

Então, introduzir alimentos fontes de proteína são interessantes para quem está buscando emagrecer, ao longo do dia, de forma picotada, então se você tem um lanche da tarde, por exemplo, que você costumava comer 1 banana e você pensa que está abafando, “ah, é uma fruta, super saudável, vai me ajudar a emagrecer”, se você botar o kefir nesse lanche da tarde, ele vai te ajudar mais ainda, por ter essa presença interessante de proteína.

Então pode ser uma forma interessante de você pensar em como o kefir pode te ajudar a emagrecer também.

Então, como deu para perceber, o kefir ele ajuda a melhorar o seu intestino, ele é proteico, e ele tem pouca quantidade de caloria, então ele pode, sim, te ajudar a emagrecer, se você usar nos horários certos e na quantidade certa.

Agora, vamos lá, você está querendo ganhar massa muscular e você está lendo este artigo, porque você quer alimentos mais interessantes, mais saudáveis, para ter uma construção muscular efetiva, ter mais ganho de músculo e não de gordura.

O kefir pode te ajudar?

Indiretamente, pode. Na verdade, você falar que o kefir vai te ajudar a ganhar mais massa muscular, pura e simplesmente, por tomar 1 copo de kefir
por dia, é muita forçação de barra.

Mas, como eu te falei, ele é uma fonte de proteína interessante, e normalmente a gente não toma o kefir sozinho, a maioria das pessoas não tomam o kefir sozinho.

Então, você pode fazer, de repente, uma vitamina de kefir com abacate? Super legal, porque aí o abacate é uma fruta mais calórica, pode te ajudar nessa questão, se você está buscando ganhar massa muscular.

Você pode fazer banana com aveia e kefir, e consumir no pré treino? Também uma ótima opção, bem interessante.

Então, tudo depende de como você vai conjugar o kefir no seu dia a dia, para conseguir introduzir carboidratos de baixo índice glicêmico, gorduras boas para, combinado com o kefir, ajudar uma construção de massa muscular mais efetiva.

E, uma última coisa, se você por acaso está buscando emagrecer, e está fazendo low carb, ou se você é diabético, está querendo consumir, controlar mais a quantidade de carboidrato que você consome, consumir menos carboidrato, controlar mais a quantidade de carboidrato que você consome.

Na verdade você vai ter que construir uma porção menor do kefir, e juntar algum alimento que seja fonte de gordura, ou até uma fruta vermelha, por exemplo: o kefir com um pouquinho de chia, as frutinhas vermelhas morango, por exemplo, ou amora, é uma boa opção de um lanche da manhã, de um lanche da tarde e continua sendo low carb.

E você, me conta aqui embaixo agora nos comentários: você costuma consumir o kefir para emagrecer ou para ganhar massa muscular? Que horário você toma o seu kefir? Como você toma? Tem alguma receita?

Me conta aqui embaixo, que eu vou adorar saber. Até a próxima, tchau, tchau.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *